segunda-feira, 28 de setembro de 2009



Para o distinto Jornalista Fernando Alves


Há muito tempo que ouvimos de manhã a voz agradável do Fernando Alves no seu programa Sinais, na TSF; e sempre com agrado e proveito! Mas hoje tivemos o gosto de o conhecer pessoalmente.
Como está a preparar os programas radiofónicos para as comemorações da implantação da República, que a TSF irá fazer no próximo ano, combinamos ter uma conversa sobre o meu blogue - BERNARDINO MACHADO.
Como em dada altura me falou no "Poeta cavador", Manuel Alves, mostrei-lhe o livro de versos compilados e editados por Tomás da Fonseca e com dedicatória a Bernardino Machado, que fui buscar a uma das minhas estantes.





Monumento a Manuel Alves (1845-1901)
Manuel Alves nasceu e morreu em Vale do Boi, freguesia da Moita (Anadia). Repentista e analfabeto, ficou conhecido por “Poeta Cavador”, cognome que lhe foi atribuído por Tomás da Fonseca, também responsável pela compilação dos seus versos – “Versos dum Cavador”.
No lugar da Moita, na década de 50 do séc. XX, foi erigido um Busto de Manuel Alves, em bronze.




2 comentários:

Amadeu Gonçalves disse...

mais uma vez, o dr. sá marques, através do seu blog, vai transmitindo o pensamento e a obra do seu avô, bernardino machado,através das simples coisas, como é o caso desta dedicatória de manuel alves, o qual chama a bernardino "o grande amigo do povo". um bem haja e um grande abraço forte de eterna amizade
amadeu

paulo neto disse...

Pois é, préclaro Amigo, é dessa migalhas que se faz o grande bolo da História, com que alimentamos o espírito.
Daí a grande responsabilidade de a comunicar, tornar comum / partilhar, para não dar azo ao esquecimento, forma indigna da perdição.
Tempus fugit... vertiginosamente. E dos vindouros não sabemos. Nem dos tempos nem das pessoas. E o que deixarmos para os outros fazerem pode nunca ser feito.
Todos os dias um testemunho. Sempre!
Alcança quem não cansa.
Meu respeito,
paulo