quarta-feira, 18 de agosto de 2010



Manifestação da cidade de Lisboa à memória de Elias Garcia
21 de Abril de 1895


A cidade de Lisboa prestou uma sentida homenagem a Elias Garcia, quatro anos após o seu falecimento, com uma romagem ao cemitério do Alto de S. João, onde foi contruido um jazigo, por subscrição pública, para recolher os seus restos mortais. A população juntou-se no Campo dos Mártires da Pátria, daí partindo para o cemitério. Quando o cortejo passou pelo Largo da Escola Municipal, foi descerrada uma lápide comemorativa da inauguração da escola, tendo sido pronunciado um discurso por Bernardino Machado. No cemitério falaram José Isidro Viana, Brito Aranha, Ernesto da Silva , Pinheiro de Melo e Gomes da Silva.





Jazigo de José Elias Garcia no Cemitério do Alto de S. João




Na Escola Primária Central nº 1, no Largo da Escola Municipal, foi descerrada uma lápide que representa um livro aberto, tendo gravado uma pena e as letras ABC, acompanhado por folhas de hera atadas com uma fita com a legenda - Instrução do povo. Na lápide está gravada a seguinte inscrição: Homenagem da cidade de Lisboa a José Elias Garcia - 1º vereador do pelouro da instrução municipal - Preponente, em sessão de 17 de Outubro de 1872, da criação desta escola, inaugurada a 20 de Dezembro de 1875 - Abril de 1895.
Numa das janelas da escola, Bernardino Machado, que estava acompanhado pelo Dr Isidoro Viana e Pereira Batalha, leu o seguinte discurso:







Descrição promenorizada das cerimónias da Homenagem prestada pela cidade de Lisboa a Elias Garcia no dia 21 de Abril de 1895, no jornal "A Vanguarda"






Sem comentários: