quarta-feira, 15 de setembro de 2010


As comemorações do Centenário da República em Alenquer

Para o Dr. Filipe Rogeiro, responsável pelo Museu e Arquivo Municipal de Alenquer, com cumprimentos cordiais de gratidão.

Recebi do Dr. Filipe Rogeiro o agradável convite para estar presente, com outros familiares de Bernardino Machado, em Alenquer, no próximo dia 5 de Outubro, para assistir às cerimónias comemorativas do Centenário da República. Infelizmente não poderei corresponder à gentileza, por já me ter comprometido a estar nesse dia em Vila Nova de Famalicão, no Museu Bernardino Machado.
O facto de Bernardino Machado ter tido conhecimento da implantação da República em Alenquer, quando se dirigia para Lisboa, vindo de Moledo do Minho, vai ser comemorado, no próximo dia 5 de Outubro, através da inauguração, no Largo Bernardino Machado, dum marco em pedra com a inscrição duma afirmação de Bernardino Machado, ali proferida em 1911 - "Não poderei esquecer que me foi aqui comunicado o ressurgimento da nossa querida Pátria".

O Dr. Filipe Rogeiro enviou-me uma cópia duma reportagem do semanário local "Damião Goes", de 8 de Outubro de 1911, intitulada "As Festas da República", onde se relata o facto referido.
Para enriquecer a documentação ligada a estes acontecimentos, transcrevo a correspondência trocada por meus Avós, nos dias 5 e 6 de Outubro de 1910, que se encontra no Museu Bernardino Machado (Espólio da Família Machado Sá Marques), e que me foi enviada pela Dra. Paula Lamego, sempre gentil.


Reportagem do Semanário "Damião de Goes" - 8 de Outubro de 1911


Corespondência dos dias 5 e 6 de Outubro de 1910, escrita por meus Avós Bernardino e Elzira.



Sem comentários: