terça-feira, 8 de fevereiro de 2011



A propaganda republicana e muitas das realizações para a concretização da República, no distrito de Viseu, como por exemplo o Centro Republicano de Viseu e o Instituto liberal de Instrução e Recreio, contaram com a importante actuação de Carlos de Lemos e sua mulher Beatriz Paes Pinheiro de Lemos, os dois professores liceais. Aliás, Beatriz de Lemos trabalhou como sócia da Liga Portuguesa da Paz e da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, e ambos colaboraram em diversos jornais da época. O Dicionário no Feminino tem o perfil biográfico de Beatriz de Lemos traçado pelo Dr. João Esteves.
Tem-se desenvolvido muito as investigações, e são já inúmeros os estudos editados, que revelam como as ideias republicanas estavam muito divulgadas em todo o país, contrariamente ao que alguns historiadores vinham afirmando.
Nesta difusão do ideário republicano foi muito intensa a actividade de Bernardino Machado, que tinha a ajudá-lo a sua afectividade. Encontra-se expressa na dedicatória que punha nos seus trabalhos impressos, e gostaríamos de dar como exemplo, as palavras que escreveu no folheto - "A Academia de Coimbra" - oferecido a Carlos de Lemos.






Sem comentários: