quarta-feira, 28 de março de 2012





28 de Março - dia de aniversário de Bernardino Machado



Primeiras páginas, não continuadas, de memórias da infância de Bernardino Machado, ditadas a uma das suas filhas (Joaquina?), talvez em Paredes de Coura em 1941-42


Nasci no Rio de Janeiro, em 28 de Março de 1851, na rua do Hospício, em frente do estabelecimento comercial de meu Pai e fui baptizado na Igreja da Candelária, sendo padrinhos os meus Avós maternos.
Meu Pai, António Luís Machado Guimarães, nasceu em Joane, concelho de Vila Nova de Famalicão, filho de Domingos José Luís, lavrador, proprietário da quinta da Torre de Cima. Distinguia-se como agricultor. Ele mesmo, já velho me explicava como, antecipando-se aos progressos da zootecnia, alimentava o seu gado, nos magros anos de seca, com uma mistura de palha e gomos de silva pisados fazendo-o medrar no meio da admiração dos conterrâneos. Era engraçado o ar que tomava de quem não ouvia, quando os velhos da freguesia o salvavam, não pelo seu nome, como se ainda o não tivesse, mas pelo dum dos seus antepassados, que haviam conhecido talvez mais, o Senhor Gregório.




Para ver os anteriores blogues onde se transcrevem os textos de memórias ditadas por Bernardino Machado - clicar aqui e aqui

 

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pai, pelo Avô!