quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013





Recordar o Padre Casimiro Rodrigues de Sá

Uma carta para Bernardino Machado


Já nos referimos num anterior blogue (3 de Janeiro de 2010) ao Padre Casimiro Rodrigues de Sá, Abade de Padornelo, que aderiu ao Partido Republicano em Março de 1906. De um dos blogues do historiador Jofre de Lima Monteiro Alves - PADORNELO - Padronelo, na Vida e Obra do Abade Casimiro Rodrigues de Sá  -   clicar aqui, retirámos a cronologia das suas actividades políticas durante este ano.

Março de 1906 – Padre Casimiro Rodrigues de Sá, abade de Padornelo, fez a sua declaração de fé republicana e de adesão aos princípios políticos do Partido Republicano Português.
20 de Março de 1906 – Primeira reunião preparatória de fundação da Comis­são Republi­cana Municipal de Paredes de Coura do Partido Republicano Português com a presença do padre Casimiro Rodrigues de Sá, abade de Padornelo, padre Manuel Joaquim de Figueiredo, presbítero, padre José António da Silva “Pinheiral”, professor do ensino primário particular, e Henrique Correia de Figueiredo, funileiro.
30 de Maio de 1906 – Padre Casimiro Rodrigues de Sá, abade de Padornelo, escreve no jornal VOZ PÚBLICA um novo manifesto de adesão aos ideais republicanos, onde declara: «eu sou republicano e, bem publicamente o declaro, só nesta fé política tenciono morrer».
20 de Junho de 1906 – Padre Casimiro Rodrigues de Sá, abade de Padornelo, padre José António da Silva “Pinheiral”, padre Manuel Joaquim de Figueiredo, João Bento de Araújo Guimarães, proprietário, e Henrique Correia de Figueiredo, operário, elaboram e dirigem um Ma­nifesto Político ao Povo de Coura, que assinala o nascimento da Comis­são Republi­cana Municipal de Paredes de Coura do Partido Republicano Português.


 








 

Sem comentários: