quinta-feira, 16 de abril de 2015






Bernardino Machado com Giner de los Rios
no funeral de Salmerón (1908)
"Regeneracionismo ibérico: Francisco Giner, Bernardino Machado e o nascimento das instituições pedagógicas em Espanha e Portugal".

Em 2015 comemora-se o centenário  da morte de Francisco Giner de los Ríos (Ronda,Málaga, 1839 - Madrid, 1915).
 
Com o título La España de Ginerde los Ríos y su legado (Efeméride de Giner de los Ríos y la Institución Libre de enseñanza, en el centenario de su muerte) o Instituto Cervantes está a realizar um ciclo de conferências para resgatar a memória e o legado desse insigne político e humanista.
 
É neste âmbito que o Instituto Cervantes de Lisboa organizou a Mesa Redonda "Regeneracionismo ibérico: Francisco Giner, Bernardino Machado e o nascimento das instituições pedagógicas em Espanha e Portugal".
 
Foram oradores Carlos Fiolhais (Universidade de Coimbra) e Juan Pérez de Ayala Jiménez-Fraud (Fundación José Moreno Villa), e a conversa focou o nascimento das duas Instituições educativas na vanguarda da Europa daquela época, o “Instituto de Coimbra” e a “Residencia de Estudiantes”, ambas fruto de um espírito político e pedagógico comum e de relações intelectuais e institucionais que aquele possibilitou, marcando também um período único nas relações entre Espanha e Portugal. Um período em que uma grande parte das mudanças sociais ocorridas visavam a transformação de modelos e conceitos da educação nacional. A apresentação esteve  a cargo de Manón Funes Hurlé (Diretora do Colégio Espanhol de Lisboa “Hermenegildo Francisco Giner de los Ríos”).
 
Agradeço afectuosamente ao Dr. Amadeu Gonçalves, do Museu Bernardino Machado, a sua disponibilidade em me acompanhar neste inesquecível evento. Ficámos ambos encantados com as gentilezas que nos dispensaram e queremos felicitar, na pessoa do Chefe de Actividades Culturais do I.C., Gonzalo del Puerto, todos os que nos proporcionaram uma tarde tão rica!






 
 
No Instituto Cervantes
15 de Abril de 2015
 
Aguardando o início da sessão, na companhia fraterna do
 Amadeu Gonçalves

A abertura da sessão

A Mesa da Sessão
Gonzalo del Puerto - Juan Peréz de Ayala - Carlos Fiolhais

Uma oferta de gratidão entregue a Gonzalo del Puerto,
Chefe de Actividades Culturais do Instituto Cervantes de Lisboa












 

Sem comentários: